sexta-feira, 3 de julho de 2009

Uma Alma

Aquilo que te deixa leve, leve como uma pluma, uma leveza e, pra variar um pouco, livre e feliz, onde você encontra? Na alma. Com a alma solta você é capaz de ir até as estrelas e, dependendo da ocasião, ultrapassar a via láctea indo para os mais diversos mundos, conhecendo gente ou indigentes, aprendendo culturas e cultivando aprendizagem, nascendo de novo, crescendo mais uma vez e, por ultimo, mas não menos importante viver sem preocupar-se com mais ninguém, ser uma vez na vida, ou mais uma, egoísta.

O que deixa sua alma feliz, alegre? Uma música, uma pessoa ou simplesmente uma manhã ensolarada? O que pode vir a ser um dia feliz? Um dia chuvoso debaixo das cobertas comendo pipoca com um bom filme ou uma literatura que te fez pensar? Ou um dia de primavera onde, em plena alvorada, se recebe flores com um cartão totalmente romântico citando a noite maravilhosa que foi a passada? Ou ainda uma festa super animada? Qual das opções você escolheria se fosse, mas não é, um questionário alternativo? Qual das preferências seria a selecionada? Sua alma sentir-se-ia leve ou relaxada com a realização das alternativas?

Uma boa música, que te faz refletir, pensar na pessoa amada, nos amigos especiais, na família queria, naquele momento hilário ou, ainda, na novela que a usa como tema. Isso faz com que sua alma solte-se?

Em um sonho: Um tal de João disse-me que a alma dele estaria infectada por um protozoário, idem ao computador de uma empresa atingido por um ”cavalo de tróia”-vírus. Acordei pensando como seria ter a alma acertada por algo desconhecido e diferenciado, depois de passar a manhã com isso nas idéias, recordei-me de uma frase muito útil no vocabulário de certa conhecida minha: “não a vemos, não a sentimos, mas dor de alma existe”, já que não se sabe o que é de vera, por qual motivo temos dor? A dor desse tal João pode ser dor na consciência ou então não identifica suas dores. Acabei ficando sem resposta para o sonho. Mas não desisti de achar seu significado.

Alma e consciência, diferentes? Você sabe o que é a alma? Sabe a descrever? No dicionário esta: ¹principio da vida. Será mesmo? Se é o principio da vida porque não o conhecemos? Não nos conhecemos? Ou o dicionário esta a mentir? Seria possível processar o autor? Não gosto de ficar sem explicações. Ira é pecado, pecado da alma?

Uma alma solitária estava a pensar: Quero saber o que sou, quero descobrir quem me criou, mais eu existo mesmo? Existir não existe, mas é reconhecida por lei, por lei não, mas a humanidade conhece, ou pensa que conhece.

Tantas almas perdidas, tantas respostas inencontráveis, mais e mais, cada vez mais. Minha alma ta aqui, dentro de mim, pelo menos eu espero que esteja, e a sua anda muito solta, livre de mais? Quer solta-la? Quer prende-la? Decida-se.

Almas que se perderam, ou por desgosto ou então não as usavam mais, porque será que um ser humano em sã consciência não aceitaria ter uma alma perpendicular a sua vida, que te apóia e que leva características? Conheci um garoto que tinha uma alma boa, auxiliava todos e não pedia nada em troca, ele tinha uma alma boa, ou será que ele tinha uma personalidade boa? Será que a alma existe? Será que a alma não teve nada a ver com as escolhas dele, estou a gratificando a toa? Mais perguntas e mais uma vez sem respostas.

Almas mutantes, que se alteram sem explicações, que gostam de se tornarem diferentes das de mais, que têm a necessidade de ser sem lógica, de serem únicas e inexplicáveis.
Vamos, determine-se, quer ser assim ou assado? Aquilo ou aquele outro? Vamos, esta em uma encruzilhada, qual caminho vai tomar? Quer ser bom e que sua alma leve a fama? Quer ser ruim q ter que ouvir: alma maligna?

Alma de estimação. Nascem, morrem sem conhecer a verdadeira vida.

Alma de historiadores. Vivem no passado, procurando em quem se apegar.

Alma solitária. Podem estar rodeadas, mas sempre se sentem sozinhas.

Alma de apaixonado. Está à procura de quem amar desta vez.

Alma tem características e defeitos, mas sabemos o que é alma?

E pra você, o que é a alma?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog