terça-feira, 24 de agosto de 2010

A idade do tempo

Os aniversários que aquela senhora teria completado pouco me importava naquele momento. O que eu queria saber ia além da sua idade ou de sua dura velhice. No instante em que a vi, era só uma mulher que passou pela ação do tempo e envelhecerá naturalmente, mas quando a olhei mais atentamente, encontrei um pouco de mim naquela velhinha.

O que eu encontrei? Essa pergunta não me saiu da cabeça esse tempo todo. Posso ter me identificado com seu olhar, talvez porque ela me observava como eu a observava, cautelosamente, querendo ver o que se passava dentro dos seus olhos e procurando descobrir, no menor tempo possível, a historia de mais um ser humano.

Ela era doce, nesse ponto eu não encontrei semelhança comigo. Tinha um ar de bondosa, como essas que a gente encontra nas novelas e filmes. Devia ter netos, tinha doces e um carrinho em sua sacola, consecutivamente, teria filhos, casados ou não. Sua juventude foi bem aproveitada, porque em seu olhar, não existia nenhum sinal de saudade ou arrependimento. O que eu mais queria saber, era suas historias de quando era moça. Mas nem tive coragem de atravessar a rua para lhe oferecer um sorriso, quem dirá ousar perguntar sobre suas lembranças mais íntimas.

Tenho curiosidade de saber como é viver uma vida inteira e só esperar o fim chegar, com o sentimento de dever comprido. Será que vou descobrir meu dever no mundo até lá? e o mais importante, cumpri-lo? O tempo foi generoso com a senhora da rua, ele será comigo também? Você já se imaginou ficando velho, vendo sua juventude passar, e só poder lembrar do que passou?

Um dia poderei contar aos meus netos que no meu tempo as coisas eram diferentes e mostrar a eles o que escrevi. Acho que daqui pra lá, as coisas vão mudar muito ainda, mas espero que eles possam ter o direito de envelhecer, como eu também espero ter. Seria tediante não ficar velho nunca e ver todos os que você ama partirem e você continuar ali: jovem eternamente.

2 comentários:

  1. estou seguindo! =) lindo blog e obrigada pela visita no meu 'Dia de inverno' volte sempre, rsrs e continue escrevendo vou estar de olho nos seus textos ^^ beijos

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog